buscar
´

5 coisas sobre o seguro desemprego que você precisa saber

Com a chegada do novo coronavírus, podemos perceber que novas ferramentas de tecnologia estão se inovando par nos ajudar e proporcionar facilidade de acesso via aplicativos, a alguns serviços digitais. Nos últimos tempos, todas essas ferramentas já estavam sido bem implementadas e desenvolvidas para irem ao ar. Basicamente os serviços em forma de papel para digitais já estão no ar, como: Carteira de trabalho digital, solicitação de serviços documentais, E-título, E-CNH entre outros.

Trabalho
1 mês atrás
5 coisas sobre o seguro desemprego que você precisa saber

Em relação ao seguro-desemprego, agora está de forma muito mais fácil, sem que precise comparecer a um posto do Sine, ou então, facilitar e melhorar o tempo de atendimento quando for optado pela forma presencial. Isso faz com que as pessoas fiquem em casa e possam solicitar de forma mais prática o seu benefício.

Normalmente as pessoas ficam perdidas em questão de saber se o seguro-desemprego está em seu direito ou não. Iremos explicar direitinho cada etapa e de como deve ser feito toda a solicitação. Vamos entender como baixar a nova ferramenta da Carteira Digital e tudo sobre ela. Assim, facilitando e visibilidade de todas as informações de um trabalhador Informal. Vem comigo!

Como usar o App da carteira de trabalho digital

A carteira de trabalho digital, funciona como uma forma de extensão do impresso. O documento digital tem a mesma validade do documento impresso, tornando ambos válidos. No aplicativo, você consegue ver todas as utilidades e informações de seus últimos empregos formais (ou seja, com carteira assinada). Você pode consultar férias, salário, solicitar seguro-desemprego e visualizar as três últimas movimentações. Ou seja, tudo o que a empresa coloca de informação ao seu trabalho, você pode visualizar.

Na tela de “Início”, é aparente apenas as três últimas movimentações de seu trabalho. Podendo olhar detalhadamente em outra aba.

Na tela de “Contratos”, é aparente os detalhes sobre sua contratação de trabalhos formais, mostrando o valor dos salários, férias e outras informações de caráter pessoa. Além disso, na aba “Seguro-desemprego”, você consegue solicitar o seu benefício caso se enquadre em todos os padrões. Vale ressaltar que para entrar na tela de “Contratos” você deverá responder algumas questões laborais e previdenciárias em seu caráter, então não se assuste! Isso geralmente acontece pois o aplicativo quer ter certeza de que é você que está mexendo no aplicativo. Caso erre duas das cinco perguntas, você poderá tentar em 24 horas ou solicitar bancos autorizados como BB e CEF ou via internet Banking. Caso você acerte as questões, será direcionado para essa página com todas as informações, e algo estiver divergente do comum, no ícone com o sinal de “certo” você poderá indicar essa divergência.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

No item “Enviar” mostra a exportação da Carteira de Trabalho em PDF, onde você consegue compartilhar uma cópia de sua carteira para outra pessoa, ou alguma empresa que faz os trâmites via online. Além disso, você consegue guardá-la em forma de documento nesse item, podendo imprimi-la a qualquer momento. Por último, temos o item “Mais”, onde não há muitas opções além de política de privacidade, perguntas frequentes, avaliação do funcionamento do aplicativo e a opção Sair – vale lembrar que seus dados estarão salvos quando voltar a navegar, solicitando apenas o login e senha.

Onde localizar o número da carteira de trabalho digital

Carteira de trabalho (Foto: Tony Winston/Agência Brasília)
Carteira de trabalho (Foto: Tony Winston/Agência Brasília)

A Carteira de Trabalho Digital tem apenas uma identificação única que é através do CPF do trabalhador, ou seja, não aparecerá o número que está em sua Carteira Física, sendo o suficiente para a contratação com as empresas que utilizarem o eSocial. Porém se mesmo assim você quiser saber o número, poderá seguir os seguintes passos:

  1. Você precisará saber seu nome e de sua mãe completo, seu CPF, sua data de nascimento e o seu número do NIT (PIS/PASEP).
  2. Caso você não se lembre do número do NIT (PIS/PASEP), poderá acessar essa página do CNIS e preencher o campo, após isso, aparecerá o seu número na tela (Lembre-se de que deverá preencher corretamente todos os campos, pois uma palavra errada, não será possível localizar seu número);
  3. Após ter todas essas informações adotadas, deverá seguir para a página do Sistema Integrado de Segurança da Caixa Econômica Federal, clique aqui para isso.
  4. Você deverá preencher com CPF/ NIS/ E-MAIL e digitar uma senha, caso não tenha acesso, vá em “Cadastrar/Esqueci minha senha” e siga as instruções;
  5. Em seguida vá até a opção “FGTS” e “Extrato completo”. Você conseguirá visualizar o número de sua carteira física na tabela do extrato.

Como fazer o cadastro da carteira de trabalho digital

Você consegue fazer o cadastro de sua carteira por três meios:

  • Cadastrando a Carteira de Trabalho Digital pela Web:
  1. Vá até a página do Ministério da Economia;
  2. Em seguida, vá em “Quero me Cadastrar”, ou se já tiver algum cadastro no Sine fácil, gov.com.br ou no portal do INSS vá na opção “Já sou cadastrado”;
  3. Se você escolheu a opção “Quero me cadastrar” aparecerá uma página com um formulário para ser preenchido.
  4. Caso você já tenha o cadastro, na tela seguinte informará as seguintes informações: “Informações pessoais” e “Carteira de Trabalho Digital”, vá na segunda opção e consulte todos os seus dados do emprego formal.
  • Cadastrando a Carteira de Trabalho Digital por aplicativo:
  1. Baixe o aplicativo para Android ou iOS;
  2. Após o download, vá em “Entrar”;
  3. Igual a web, irá pedir o CPF e senha, caso não tenha cadastro nas três opções que citamos da web, vá em “Crie sua conta” e prossiga com as instruções;
  4. Realize o login com a senha e em seguida aparecerá todas as informações necessárias de sua Carteira de Trabalho, porém mostrará apenas as três últimas movimentações nessa aba;

Como usar o aplicativo da carteira digital de trabalho

O aplicativo da carteira de trabalho e bem simples de navegar, sendo bem mais simples do que a versão impressa, com todas aquelas folhas e letras pequenas para serem preenchidos. Você já tentou entender aquelas folhas? É difícil mesmo, mas com a Carteira de Trabalho Digital, podemos consultar de forma segura e subdividias em páginas e abas, evitando que aglomere a leitura e que o trabalhador se confunda na hora de ler.

O Carteira de Trabalho Digital foi desenvolvido justamente para aquelas pessoas que procuram ter todo seu histórico da vida laboral na palma da mão, sem precisar de muitos esforços para encontrar o documento.
O Carteira de Trabalho Digital foi desenvolvido justamente para aquelas pessoas que procuram ter todo seu histórico da vida laboral na palma da mão, sem precisar de muitos esforços para encontrar o documento.

Cada aba do aplicativo é designada para uma coisa, ou seja, elas estão em palavras bem simples e separadas corretamente. A aba que te traz poucas informações mostrando apenas as três últimas movimentações de sua carteira, é a aba de início. A aba que mostra mais detalhadamente cada processo e sem burocracia é a aba de “Contratos”, porém, você precisará responder algumas perguntas laborais em relação a você, para comprovar de que não tem ninguém tentando olhar as suas informações.

As outras abas são mais simples também, pois na aba “Enviar” e “Mais” mostram respectivamente, que você consegue salvar sua carteira em arquivo de PDF, podendo imprimir e compartilhar com quem você quiser e a qualquer momento, e a outra, caso você tenha dúvidas frequentes, queira conferir os termos de política de uso ou sair, poderá ir diretamente nela. Vale lembrar que nem todas as informações que contém no CNIS estão contidas na Carteira de Trabalho Digital, mostrando apenas as informações de maior necessidade.

Como receber seguro desemprego de forma online

Agora de forma prática e rápida você consegue receber o seu seguro desemprego por uma plataforma exclusivamente online, ou seja, não precisará de comparecimento presencial e burocracia em postos do Sine. Antigamente, tudo tinha que ser feito presencial, tanto o formulário quanto aos outros trâmites, fazendo com que o tempo de atendimento fosse maior e trouxesse mais dor de cabeça para os trabalhadores que queriam receber seus benefícios.

Se você se enquadra nos requisitos, sendo trabalhador formal ou doméstico, resgatado, pescador ou trabalhador inscrito em algum curso oferecido pelo empregador, além de se encaixar em todos os padrões você pode solicitar o seguro-desemprego pelo próprio aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, na aba “Seguro-desemprego” e em seguida “Solicitar seguro-desemprego”, digitar os 10 números do requerimento (formulário que o empregador te entrega), e as próximas instruções serão bem fáceis de seguir.

Você também pode consultar pela web, no site da Emprega Brasil. Você deverá efetuar o login ou se cadastrar, após isso, poderá ir na aba “Seguro Desemprego” e “Solicite seu Seguro-desemprego”, onde você deverá informar os 10 números do seu requerimento (se encontra no formulário que o empregador te disponibiliza) e seguir adiante.

*Com informações do MTE, Todacarreira, canaltech, nith e Bagarai.

Estereótipos de geração atrapalham no trabalho?
Em um local de trabalho multigeracional somos mais parecidos do que diferentes, a psicóloga social Leah Georges relata sobre isso em uma palestra TED de abril de 2018. ...
Arquitetura urbana ou fuga da civilização, a busca por paisagens inspiradoras
Os centros urbanos cada vez mais estão deixando as casas de lado e apostando em prédios para que haja mais espaço para as pessoas habitarem as grandes metrópoles. Esse...
Yves Behar conta como criar objetos que contam histórias
Por trás de todo objeto há uma história, a história da bola nos leva à época da Pré-História por exemplo. Mas o designer Yves Behar recria objetos para se tornarem ainda...
Pesquisa revela futuro das profissões
Desde que somos crianças, sempre nos fazem uma pergunta que muda muito conforme vamos crescendo: O que você quer ser quando...
Você é o dono da sua própria carreira
Independente da área escolhida, cada um deve cuidar da sua própria carreira traçando seus objetivos e dedicando-se dia após dia para concretizá-los. No início, o que vai...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...