buscar

Como se organizar para trabalhar de casa?

A pandemia chegou e pegou todo mundo de surpresa não é mesmo? Muitas pessoas tem grande dificuldade de se concentrar em suas tarefas de casa por conta de distrações, barulhos que outros familiares ou até mesmo os cachorros fazem, então é um ambiente “instável” mas que dá para colocar em ordem.

Trabalho
Publicado em 2/11/2020 por Alan Corrêa
Como se organizar para trabalhar de casa?

Se colocarmos na ponta do lápis, trabalhar por home office tem muitos benefícios que talvez você nunca tenha pensado, como o tempo de trabalho, portanto o período que você demorava pra chegar até o seu local de serviço, agora está sendo poupado, te dando a oportunidade de entrar mais cedo, com tranquilidade e descansado.

Vamos trazer algumas dicas de como você pode fazer para se organizar no trabalho em casa, e se pra você for um ambiente muito difícil, com essas ideias podem se tornar mais fácil para a sua adaptação.

1º Dica: Crie uma lista com todas as suas tarefas de trabalho

Muitas pessoas tem grande dificuldade de se concentrar em suas tarefas de casa por conta de distrações, barulhos que outros familiares ou até mesmo os cachorros fazem, então é um ambiente “instável” mas que dá para colocar em ordem.
Muitas pessoas tem grande dificuldade de se concentrar em suas tarefas de casa por conta de distrações, barulhos que outros familiares ou até mesmo os cachorros fazem, então é um ambiente “instável” mas que dá para colocar em ordem.

Isso engloba diversas coisas do seu dia-a-dia no trabalho, mesmo que você esteja na empresa, ou apenas no home office, ter uma lista om tudo o que você precisa checar é essencial para uma boa organização, deixando com que seu serviço possa fluir de forma clara e fácil.

Portanto analise o trabalho e pense sobre as suas tarefas propostas, como: Responder a e-mails, fazer ligações, preencher algumas fichas, fazer relatórios, cursos extras, treinamento, aprendizado sobre sistema entre outras coisas.

Anote tudo o que você precisa fazer e desenvolver, assim você consegue determinar quais pontos desenvolverá e em quanto tempo você fará isso, porque o período também é muito importante para direcionar todas as metas propostas.

2º Dica: Crie uma lista com as suas tarefas de sua vida pessoal

Crie uma lista com as suas tarefas de sua vida pessoal
Crie uma lista com as suas tarefas de sua vida pessoal

Por que é preciso criar uma lista de tarefas pessoais? Você não pode misturar as duas coisas, então pense que existem duas caixinhas, uma com o pessoal e a outra com o trabalho, como o velho ditado “não misture as bolas”.

É preciso saber organizar cada coisa em seu lugar, você não pode deixar de fazer uma tarefa no trabalho pra colocar uma do pessoal no meio, pois você acaba saindo de toda a sua linha estratégica e planejamento que você criou.

Portanto você pode colocar diversas coisas no pessoal, como: Sair com os amigos 1 vez ao mês, ir ao mercado pelo menos 2x na semana, ir para a academia todos os dias, entre muitas outras coisas. A escolha de categorias vai de você.

3º Organize as suas ideias

Organize as suas ideias
Organize as suas ideias

Depois de criar as duas listas, junte-as em um papel com horários e todos os dias da semana, inclusive sábado e domingo. Fazendo isso, organize as suas tarefas dentro da sua semana, então se você vai pra academia todos os dias, coloque um tempo para isso e jamais remarque ela para outro dia. Siga na risca.

Organize as ideias de trabalho juntamente com as pessoais, então na quarta-feira é dia de fazer relatório, separe um tempo para ele e não o ultrapasse, algumas horas depois você pode colocar “passear com o cachorro” ou até mesmo ir tomar banho, e também não passe do horário que você determinou.

Quando você organizar toda a sua semana, verá o quanto ficou mais fácil trabalhar de casa ou na rua, pois já terá uma boa disciplina. Siga sempre na risca do modo que tem que ser, não troque os dias das tarefas, as separe exatamente para saber quanto tempo você gastará na mesma.

Saiba onde você quer chegar

É preciso que você saiba qual ponto você quer atingir fazendo isso, seja pra ter uma disciplina melhor no trabalho, na vida pessoal, para criar a própria empresa, ou para trabalhar apenas de casa. Portanto deixe bem claro em sua mente: “Onde você quer chegar com isso?”.

Faça sempre com objetivos determinados, porque mesmo quando estiver difícil de se concentrar ou seguir a rotina, você lembra da sua motivação e acaba dando o seu melhor para fazer com que aquilo aconteça.

Entenda o que é periculosidade no trabalho
Você já ouviu falar no termo “periculosidade”? Ele é utilizado para mostrar que o trabalhador exerce a sua atividade em um trabalho perigoso, ou seja, que podem trazer...
MEI caminhoneiro: Bolsonaro sanciona lei para transportador ser microempreendedor individual
Com a alteração, a inscrição como MEI passa a ser permitida para os transportadores e caminhoneiros que possuam faturamento de até R$ 251.600 por...
Como solicitar Extrato de Contribuição do INSS
O portal na web do INSS está cada vez mais digital, onde a grande maioria dos seus serviços, agendamentos e busca de informações está facilmente disposto no app ou link....
Aprenda a calcular as horas extras
Me acompanha para entendermos o que são as horas extras, se elas são obrigatórias ou não e como fazer para calculá-las de acordo com a sua própria jornada de trabalho....
DSR: veja como calcular o descanso semanal remunerado
Você já ouviu falar no DSR – Descanso Semanal Remunerado? Ele é um direito dos trabalhadores que possuem registro na carteira de trabalho. Mas muitos não sabem como...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...