buscar
´

Como solicitar Extrato de Contribuição do INSS

O portal na web do INSS está cada vez mais digital, onde a grande maioria dos seus serviços, agendamentos e busca de informações está facilmente disposto no app ou link. Sendo assim, você pode consultar seus dados de modo virtual.

Trabalho
Publicado em 15/12/2021 por Alan Corrêa
Como solicitar Extrato de Contribuição do INSS

O extrato de contribuição é um desses serviços que está disponível de modo virtual, e você consegue ter um acesso rápido e fácil a ele por meio do aplicativo “Meu INSS”, ou no próprio portal da web.

App Meu INSS – Central de Serviços
App Meu INSS – Central de Serviços

Aqui, vamos explicar o que é a contribuição, quem pode fazer isso, e como solicitar o extrato, que é um documento importante para ter em mãos, já que nele constam as principais informações sobre as suas contribuições registradas no CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais.

O que é a contribuição do INSS? E como funciona?

A contribuição do INSS, funciona por meio de um pagamento de um carnê, onde o cidadão se torna o segurado deste órgão público, e passa a ter direito a alguns benefícios, como pensão por doença, morte, ou aposentadoria também.

Dessa forma, o cidadão realiza um cadastro no portal do Meu INSS, onde será gerado a numeração NIT (Número de Identificação do Trabalhador) pessoa já possua o PIS/Pasep ou NIS, basta utilizar esse número para o cadastro.

Existem dois perfis de contribuintes, aqueles que são denominados como “filiados”, que são aqueles que possuem a idade mínima de 16 anos e contribuem de forma obrigatória ou não, estando dentro de um padrão facultativo.

Já os “não filiados”, são aqueles que, precisam efetuar o cadastro no INSS, mas ainda não começaram a contribuir, sendo o caso de pessoas menores de 16 anos, ou tutores, beneficiários e outros, que respondem legalmente por alguém. As contribuições facultativas ou não, são realizadas funcionalmente através da Guia da Previdência Social – GPS.

GPS – Guia da Previdência Social

Como falamos acima, as contribuições acontecem por meio da GPS, que é a Guia da Previdência Social, então ela é um documento que serve para esse recolhimento realizado pelos contribuintes sendo facultativos ou não, e empregados domésticos.

Portanto, você consegue gerar o seu carnê de GPS, através do site ou aplicativo “Meu INSS”, e pode ser pago via internet banking, casas lotéricas, débito em conta entre outros.

De acordo com o salário do trabalhador, existe uma tabela de percentual da GPS que deve ser pago, e ela varia neste ano de 7,5% a 14%, em cima do salário que você recebe.

Como solicitar o extrato de contribuição?

O extrato é um documento que mostra todas as contribuições do CNIS que estão ligadas ao nome da pessoa, como o salário, tempo de trabalho, nome completo do empregador, e as guias que ele contribuiu através da GPS (Guia da Previdência Social). Vamos conferir passo a passo de como solicitá-lo:

  • Entre com o seu login no site ou aplicativo “Meu INSS”;
  • Em seguida, clique no campo “Do que você precisa” e digite o serviço desejado;
  • Na página seguinte, estará o extrato disponível em PDF;
  • Pronto!

Com o documento em PDF, você pode enviá-lo por e-mail ou salvar em uma pasta no seu aparelho celular ou computador. Contudo, caso você queira agendar para retirar o extrato em um posto do INSS, basta clicar em “agendamento/solicitações”, em seguida “novo requerimento”, e seguir com as instruções do agendamento.

Baixar app Meu INSS

O app “Meu INSS” oferece vários serviços, entre eles está a possibilidade de consultar o pagamento de benefícios.

Através do aplicativo você pode solicitar aposentadoria, calcular quanto tempo falta para aposentar, tirar extratos como imposto de renda, pagamento de benefícios, contribuição no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), empréstimos consignados, solicitar declaração de recebimento de benefício do INSS, agendar perícia médica, atualizar seus dados de cadastro e solicitar outros serviços. Além de ter acesso a vários serviços, você ainda pode encontrar a agência do INSS mais perto de você pelo aplicativo.

Conheça o aplicativo Meu INSS
Conheça o aplicativo Meu INSS

No Meu INSS, o cidadão pode enviar, por exemplo, documentação digitalizada (escaneada) ou fotografada (por meio de foto tirada pelo celular). Um dos documentos que podem ser enviados pela internet é o atestado médico.

Para isso, é preciso acessar o Meu INSS com sua conta do Gov.Br e selecionar a opção “Agendar Perícia”. Selecionar “Perícia Inicial” e quando aparecer a pergunta “Você possui atestado médico?”, responder sim e anexar no portal.

No aplicativo, você consegue fazer uma simulação de sua aposentadoria que se localiza bem na página inicial. Então lá você consulta as informações de tempo e contribuição de trabalho registradas no sistema, e também consegue visualizar quais são os tipos de aposentadoria, e padrões de transição aceitos. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Se tiver dúvidas, ligue para 135 (Central de Atendimento do INSS).

*Com informações do GOVBR e Caixa.

Entenda o que é periculosidade no trabalho
Você já ouviu falar no termo “periculosidade”? Ele é utilizado para mostrar que o trabalhador exerce a sua atividade em um trabalho perigoso, ou seja, que podem trazer...
MEI caminhoneiro: Bolsonaro sanciona lei para transportador ser microempreendedor individual
Com a alteração, a inscrição como MEI passa a ser permitida para os transportadores e caminhoneiros que possuam faturamento de até R$ 251.600 por...
Aprenda a calcular as horas extras
Me acompanha para entendermos o que são as horas extras, se elas são obrigatórias ou não e como fazer para calculá-las de acordo com a sua própria jornada de trabalho....
DSR: veja como calcular o descanso semanal remunerado
Você já ouviu falar no DSR – Descanso Semanal Remunerado? Ele é um direito dos trabalhadores que possuem registro na carteira de trabalho. Mas muitos não sabem como...
Veja como simular a aposentadoria por tempo de contribuição
A aposentadoria é uma ação que é sustentada pela Previdência Social, e ela visa um pagamento de benefício em uma certa idade, por tempo de contribuição. Portanto, os seus...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...