buscar
´

Confira como fazer a prova de vida do INSS

Volta a ser obrigatória a chamada prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que moram no Brasil.

Trabalho
4 meses atrás
Confira como fazer a prova de vida do INSS
Sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (Foto: Elza Fiúza/ABr)

A exigência estava suspensa desde maio de 2020 por causa da pandemia de covid-19 e não causava a suspensão do benefício. Com o retorno da obrigatoriedade, os aposentados e pensionistas que não realizarem a confirmação do cadastro terão o benefício suspenso.

Baixar app Meu INSS

Agora ficou muito mais fácil de você consultar os seus benefícios e principais informações sobre o seu cadastro pelo aplicativo Meu INSS, que está disponível para os principais celulares do mercado.

No aplicativo, você consegue fazer uma simulação de sua aposentadoria que se localiza bem na página inicial. Então lá você consulta as informações de tempo e contribuição de trabalho registradas no sistema, e também consegue visualizar quais são os tipos de aposentadoria, e padrões de transição aceitos. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Peça um benefício ou serviço e acompanhe o andamento do pedido
Peça um benefício ou serviço e acompanhe o andamento do pedido

Você também pode pedir a aposentadoria pelo aplicativo, na aba “Pedir Aposentadoria”, mas antes, é importante que você verifique se está tudo correto com os seus dados de contribuição, e isso você encontra no ícone “Extrato de Contribuição (CNIS)”.

Em algumas outras abas você também consegue verificar seu extrato de imposto de renda, solicitar agendamento de perícia, consultar benefícios assistenciais (BPC) e outros, emitir documentos de atividades declarada ao INSS, prova de vida, recursos, cadastrar ou renovar representante legal, extrato de empréstimo consignado, entre outros.

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória a partir de hoje

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória a partir de hoje - Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória a partir de hoje – Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A prova de vida é obrigatória para todos que recebem benefícios por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético. De acordo com o INSS, cerca de 36 milhões de beneficiários devem realizar a prova de vida anualmente para continuar a receber. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento.

“É importante que os segurados que não fizeram a prova de vida, realizada uma vez por ano, façam o procedimento”, destacou o INSS.

De acordo com a Portaria 1.299, que retomou a obrigatoriedade da prova de vida para os residentes no Brasil, ela começará com os benefícios em que não houve a realização por nenhum canal disponibilizado para esse procedimento. Eles integram o primeiro lote do processo de comprovação de vida por biometria facial.

Esses beneficiários selecionados para fazer a prova de vida por biometria facial e que ainda não realizaram o procedimento, devem fazê-lo pelo aplicativo Meu Gov.br ou Meu INSS, disponível para baixar na Play Store e na Apple Store. Após realizar a prova de vida por biometria facial, o segurado pode consultar o resultado pelo Meu INSS.

Os segurados aptos a realizar o procedimento online, serão informados por SMS no celular, ou ainda por e-mail, ou aplicativo Meu INSS. O instituto alerta que enviará o SMS somente pelo número 280-41, qualquer outra mensagem referente à prova de vida de outro número deve ser desconsiderada.

“O INSS identificou cerca de 160 mil beneficiários que deveriam ter feito a prova em fevereiro de 2020. Esses beneficiários podem fazer o procedimento de forma remota nos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br, evitando dessa forma o bloqueio de seus benefícios”.

Além dos aplicativos Meu Gov.br e Meu INSS, alguns bancos permitem que a prova de vida seja feita por meio de biometria, nos caixas eletrônicos ou nos seus próprios aplicativos.

Também é possível realizar a prova de vida normalmente em uma agência do banco em que recebe o benefício. Nesse caso, o segurado deverá levar um documento de identidade com foto. Esse documento pode ser o RG, a carteira de motorista ou a Carteira de Trabalho.

Para evitar aglomerações nas agências, o INSS elaborou um calendário. O cronograma começa em junho para quem deveria ter feito a prova de vida em março e abril de 2020. No mês seguinte, julho, para os beneficiários que deveriam ter feito a prova de vida em maio e junho. O calendário segue até dezembro com a prova de vida para quem deveria ter feito em março e abril de 2021.

Os beneficiários que têm dúvida sobre a realização da prova de vida ou dificuldade de locomoção podem buscar ainda atendimento pela Central 135 e agendar a visita de um servidor do INSS. A central funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Também é possível cadastrar uma pessoa como procuradora para realizar o exame. Essa opção, contudo, somente está disponível para os beneficiários que têm dificuldade de locomoção. O procedimento deve ser feito pelo aplicativo Meu INSS.O instituto informou ainda que para os beneficiários residentes no exterior, a “retomada do processo de bloqueio dos créditos, suspensão e cessação dos benefícios por falta de comprovação de vida” será divulgada em outra portaria.

O calendário segue até dezembro com a prova de vida para quem deveria ter feito em março e abril de 2021
O calendário segue até dezembro com a prova de vida para quem deveria ter feito em março e abril de 2021

*Com informações da Agência Brasil e Bagarai.

Aprenda a calcular as horas extras
Me acompanha para entendermos o que são as horas extras, se elas são obrigatórias ou não e como fazer para calculá-las de acordo com a sua própria jornada de trabalho....
DSR: veja como calcular o descanso semanal remunerado
Você já ouviu falar no DSR – Descanso Semanal Remunerado? Ele é um direito dos trabalhadores que possuem registro na carteira de trabalho. Mas muitos não sabem como...
Veja como simular a aposentadoria por tempo de contribuição
A aposentadoria é uma ação que é sustentada pela Previdência Social, e ela visa um pagamento de benefício em uma certa idade, por tempo de contribuição. Portanto, os seus...
Dicas para quem quer trabalhar em casa
Quando se passa horas na frente do computador, a maioria das pessoas se espalha na cadeira entortando a coluna. Outros se inclinam para frente, apoiam os cotovelos na mesa e...
Como se organizar para trabalhar de casa?
Se colocarmos na ponta do lápis, trabalhar por home office tem muitos benefícios que talvez você nunca tenha pensado, como o tempo de trabalho, portanto o período que você...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...