buscar
´

Entenda o conflito produtivo no trabalho

Um conflito produtivo é aquele quando as pessoas se organizam para desafiar e melhorar sua vida profissional, tanto para patrões quanto para empregados.

Trabalho
3 semanas atrás
Entenda o conflito produtivo no trabalho

O grande problema, contudo, é que para criarmos conflitos produtivos, é preciso que haja confiança, porque sem confiança os conflitos de ideias se transformam em confrontos pessoais; quando não existe confiança, as pessoas não debatem ideias, mas confrontam posições; ao invés de permitirem que diferentes pensamentos e ideias sejam ditas.

Entenda o porque

A questão é que quando acontece união, pode-se realizar grandes coisas
A questão é que quando acontece união, pode-se realizar grandes coisas

Quando falamos em organização laboral e conflito produtivo, são apresentados três tipos de reação, a primeira é que todos pensam que a organização laboral seria arrumar pastas ou arquivos, mas não é bem isso, a outra é uma reação de desconforto, e por fim, há a terceira reação, a empolgação.

Quem tem poder no ambiente de trabalho, talvez um CEO ou um tipo de líder sênior, vai sentir um desconforto com o poder sendo desafiado. Mas, quem não tem poder, ou conhece alguém que não tem e precisa, talvez comece a gostar da ideia. Mas, na verdade, todos podem se beneficiar se entenderem o que o conflito pode oferecer ao ambiente de trabalho.

O desequilíbrio de poder está presente em vários empregos, e está em constante mudança. O poder oscila entre todos, dependendo de cargos e status. Mas, quando se disputa o poder com consciência e junto com os colegas de trabalho, pode ser incrivelmente produtivo. É aí que entra o real conflito produtivo, o tipo que pode deixar alguém desconfortável. Líderes empresariais devem aceitar quando seus funcionários conflitam com políticas e decisões, tanto pelo que isso pode ensinar quanto pelo que diz sobre o compromisso uns com os outros.

Exemplo de um conflito produtivo

Um conflito produtivo é aquele quando as pessoas se organizam para desafiar e melhorar sua vida profissional, tanto para patrões quanto para empregados.
Um conflito produtivo é aquele quando as pessoas se organizam para desafiar e melhorar sua vida profissional, tanto para patrões quanto para empregados

Em 2016, um funcionário de uma loja varejista de artigos de aventura, com o nome de Alex, chegou para o chefe e pediu um aumento. E lhe foi dito que seu salário era padrão para seu cargo, e seu chefe nem tinha autoridade para lhe dar tal aumento. E aquilo deveria ser o fim da conversa. Infeliz com a resposta, o Alex chegou em casa e decidiu criar uma campanha no coworker.org (uma organização que usa tecnologia para ajudar pessoas a se unirem com seus colegas e se organizarem por melhorias nos ambientes de trabalho) pedindo à sede corporativa um aumento para os funcionários de loja.

Quem tem poder no ambiente de trabalho, talvez um CEO ou um tipo de líder sênior, vai sentir um desconforto com o poder sendo desafiado
Quem tem poder no ambiente de trabalho, talvez um CEO ou um tipo de líder sênior, vai sentir um desconforto com o poder sendo desafiado

Em alguns dias, funcionários de todo o país começaram a se unir à iniciativa do Alex e contar suas próprias histórias sobre quanto ganhavam, US$ 11, US$ 12, a hora, e como esse salário impactava suas vidas. Alguns até disseram que tinham se demitido recentemente para trabalhar para concorrentes que pagavam melhor. Eles também disseram que não queriam ter saído, que gostavam do trabalho, acreditavam na missão da empresa, mas, para eles, a questão do pagamento era um problema crescente na vida profissional. Semanas depois dessa onda de ativismo dos funcionários, a empresa decidiu dar um aumento de 5% a 15%, em cidades de todo o país.

Essa é a ideia de um conflito produtivo: pressionar contra as coisas que não funcionam, quando não há outra maneira de seguir. As pessoas se envolvem em conflito produtivo quando elas se importam com seu trabalho e seus colegas.

A questão é que quando acontece união, pode-se realizar grandes coisas. É o exemplo de um outra empresa, onde havia mais de 50 campanhas de seus funcionários no coworker.org, problemas desde o código de vestuário até assuntos legítimos de segurança. E vejam só: essa mesma empresa hoje tem a menor taxa de rotação voluntária do que qualquer grande rede em seu setor. E também tem uma das maiores taxas de produtividade.

Conclusão

O conflito produtivo pode oferecer muito ao ambiente de trabalho
O conflito produtivo pode oferecer muito ao ambiente de trabalho

Líderes empresariais não devem temer o conflito nem procurem reprimi-lo quando ele aparecer em seu pessoal. Apesar de poder lançar incertezas com as quais possa ser difícil lidar, essas incertezas estão tentando dizer uma coisa a respeito de um problema estrutural que precisa de atenção. E isso é extremamente importante agora que a tecnologia transforma o trabalho de quase todos e que as estruturas que contêm o trabalho estão mudando a um ritmo nunca visto desde a Revolução Industrial. Todos precisamos moldar o futuro e participar dele, assim como, desafiar e mudar as partes da vida profissional que não funcionam.

O fato é que não deve-se ignorar um colega que chamar para fazer um abaixo-assinado ao chefe, ou um grupo de funcionários pedir uma reunião para discutir suas preocupações sobre o novo plano de saúde, essa pode ser uma boa oportunidade de construir um ambiente de trabalho melhor, uma empresa mais forte e uma economia que funcione para todos nós.

Saiba como tirar sua carteira de trabalho e não perca o agendamento
Fique atento para o processo de emissão da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), saiba quem pode tirar, como fazer o agendamento, quais documentos levar e aonde ir....
Veja como funciona e as regras do Seguro Desemprego
O valor do seguro-desemprego é calculado considerando os 3 últimos salários, isso para trabalhador formal. Para o pescador artesanal,  empregado doméstico e o trabalhador...
Tudo sobre comércio exterior – curso e profissão
Uma das carreiras mais rentáveis e desejadas hoje em dia está relacionada com o Comércio Exterior. Mas quais são as atribuições que um profissional precisa ter para atuar...
Conheça o trabalho do despachante aduaneiro
O profissional especializado no desembaraço de mercadorias que transitam por alfândegas é conhecido como despachante...
Você já pode baixar e usar sua Carteira de Trabalho Digital
Não molha, amassa ou perde, assim podemos definir vantagens de você fazer o download da sua Carteira de Trabalho Digital diretamente no seu...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...