buscar
´

EPI: A tecnologia do macacão Tyvek

A sigla EPI está muito presente em vários setores de uma empresa, mas é principalmente encontrada na parte operacional e discutida em setores como o da Segurança do trabalho, que tem a primordial função de garantir a seguridade de todos os funcionários.

Trabalho
1 ano atrás
EPI: A tecnologia do macacão Tyvek
Jarek Tuszyński / wikimedia

Como um dos exemplos de EPI’s, podemos citar os macacões confeccionados com um polietileno de alta densidade da Tyvek que cada vez mais vem ganhando aderência de mercados onde os trabalhadores realizam seu serviço em um nível altíssimo de exposição a materiais que podem prejudicar sua saúde.

Afinal, o que é um EPI?

O termo EPI é uma abreviação de Equipamento de Segurança Individual. Muito utilizado no meio da Segurança do Trabalho, os EPI’s são de suma importância para a saúde dos trabalhadores e para que os mesmos não venham a ter problemas de saúde futuramente.

As empresas são obrigadas a fornecerem estes equipamentos de forma gratuita e também a obrigar os funcionários a utilizarem os mesmos durante seu expediente, visto que é regulamentado por lei que a empresa obrigue os empregados a fazerem o uso dos EPI’s durante o expediente, caso contrário poderá resultar em um acidente grave ao trabalhador com risco de sequelas ou até mesmo um processo trabalhista ao empregador.

Além do macacão citado, também podemos caracterizar como EPI’s óculos de proteção, protetores auriculares, luvas de borracha, capacetes e também sapatos adequados ao serviço realizado.

O material Tyvek

O nome Tyvek foi patenteado pela empresa norte-americana DuPont, propriedade do conglomerado de empresas Dow Chemical Company. Sua tecnologia foi tão importante para o desenvolvimento dos EPI’s e continua sendo até os dias atuais.

O Tyvek não é um tipo de tecido desenvolvido especialmente para condições de plena exposição, mas sim um polietileno de alta densidade com uma tecnologia para ser resistente e proteger o trabalhador de condições consideradas extremas.

Este material está consolidado no mercado de tal forma que os macacões utilizando este tecido da DuPont lideram as vendas deste segmento (proteção 4, 5 e 6) por 20 anos. Todos os testes realizados com excelência de vazamento interno, penetração e permeação antes e depois da absorção fazem com que a marca fique cada vez mais forte no mercado e também ajude a propagar o Tyvek.

O mesmo não solta partículas e nem contém aditivos, ajudando assim a minimizar a contaminação humana com os mais diversos tipos de agentes que possam fazer mal aos funcionários e terceiros.

Aonde pode ser usado?

Neste meio de Segurança do Trabalho, a utilização dos EPI’s se torna fundamental para que o trabalho seja executado de maneira saudável e não-prejudicial aos funcionários. No caso dos macacões que utilizam o material de Tyvek, os mesmos se tornam necessários para locais onde o funcionário esteja altamente exposto.

Muito utilizado em laboratórios farmacêuticos, em localidades industriais e regiões de altíssima temperatura, o Tyvek é o material mais aconselhado neste tipo de situações devido que o mesmo não perde suas características mesmo com o calor, deixa o ar e o vapor da água passarem e ainda por cima protege de todos os microrganismos que podem fazer mal ao funcionário

Quanto custa?

Caso você tenha uma empresa que necessite de um EPI nestas condições, o macacão do tipo Tyvek é extremamente recomendado por sua praticidade e segurança oferecidas aos trabalhadores.

Geralmente, o preço costuma estar na casa dos 15 reais uma unidade, podendo variar de acordo com a fabricante.

Como negociar com seu chefe
Quando for ter a conversa com seu chefe, tenha em mente o seu propósito final e argumente com ele usando os números positivos do seu trabalho. Mostrar que a sua atuação em...
Uber precisará pagar férias e 13º para seus motoristas
Foram analisados diversos requisitos e a observação final é que a empresa é uma...
5 coisas sobre o seguro desemprego que você precisa saber
Com a chegada do novo coronavírus, podemos perceber que novas ferramentas de tecnologia estão se inovando par nos ajudar e proporcionar facilidade de acesso via aplicativos, a...
Estereótipos de geração atrapalham no trabalho?
Em um local de trabalho multigeracional somos mais parecidos do que diferentes, a psicóloga social Leah Georges relata sobre isso em uma palestra TED de abril de 2018. ...
Arquitetura urbana ou fuga da civilização, a busca por paisagens inspiradoras
Os centros urbanos cada vez mais estão deixando as casas de lado e apostando em prédios para que haja mais espaço para as pessoas habitarem as grandes metrópoles. Esse...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...