buscar
´

Saiba como tirar sua carteira de trabalho e não perca o agendamento

Fique atento para o processo de emissão da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), saiba quem pode tirar, como fazer o agendamento, quais documentos levar e aonde ir. Além disso, saiba mais do novo modelo de Carteira de Trabalho Digital, lançada pelo Ministério da Economia em setembro de 2019.

Trabalho
8 meses atrás
Saiba como tirar sua carteira de trabalho e não perca o agendamento
Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Com a mesma validade do tradicional “caderninho azul”, a nova Carteira de Trabalho digital está disponível para quem usa Android e iOs, é rápido e grátis para baixar o app.

Entenda melhor

A CTPS é o único documento oficial a reproduzir, esclarecer e comprovar a vida funcional do trabalhador. O documento é necessário para quem deseja prestar algum tipo de serviço no regime CLT, independente da área ou função, e assim ter direito ao salário regular, férias, 13º salário, repouso remunerado, seguro-desemprego, aposentadoria e FGTS.

A carteira de trabalho pode ser feito por:

  • Indivíduos com 14 anos ou mais;
  • Brasileiros natos;
  • Brasileiros naturalizados;
  • Estrangeiros por meio da Carteira de Trabalho para Estrangeiros.

Carteira de Trabalho (foto: Marcello Casal/Agência Brasil)
Carteira de Trabalho (foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

Com a tecnologia evoluindo cada vez mais, a carteira de trabalho agora será em formato digital, ou seja, você não precisa mais da Carteira de Trabalho no formato do “caderninho azul”. A praticidade vai tomar conta, no caso em que você começar a trabalhar, será preciso só informar o número do seu CPF ao empregador. E para você acompanhar as anotações sobre seu contrato de trabalho, é só visualizar os dados da Carteira pela Internet.

Mas se for necessário apresentar a Carteira de Trabalho no formato do caderninho azul para seu empregador, faça seu agendamento. A carteira de trabalho é emitida gratuitamente e entregue na hora ao solicitante.

Onde tirar a carteira de trabalho?

A carteira de trabalho é emitida nas unidades da Secretaria de Previdência e Trabalho. A lista de endereços está disponível no site da secretaria. Também é possível pedir o documento nos postos do Poupatempo.

Carteira de Trabalho e Previdência Social
Carteira de Trabalho e Previdência Social

Independente se for tirar a 1ª ou 2ª via da Carteira de Trabalho o processo é o mesmo, somente a documentação necessária que é diferente. No entanto é preciso agendar para emitir a CTPS, o agendamento é simples, rápido e 100% online.

Passo a passo de como agendar

1º Passo: Acesse o site de atendimento agendado do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego);

2º Passo: Preencha os campos com as informações solicitadas – estado, município, tipo de atendimento e o código de segurança. No tipo de atendimento selecione “Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro”. Após preencher tudo, clique em “Prosseguir”;

3º Passo: Escolha a unidade de agendamento mais próxima de você e clique no ícone de calendário abaixo de “Ações”;

4º Passo: Selecione o dia desejado clicando nele.

5º Passo: Escolha o melhor horários disponíveis para você.

6º Passo: Finalize informando seu CPF, data de nascimento, telefone para contato e código de segurança. Depois, é só clicar em “Agendar”.

No caso em que o serviço de agendamento on-line não estiver disponível, basta procurar a unidade do Ministério do Trabalho mais próxima ou ligue na Central Alô Trabalho, no número 158, para informações.

Documentos necessários para a emissão da 1ª VIA da Carteira de Trabalho

  • Documento oficial de identificação civil que contenha: nome do interessado, data, município e estado de nascimento, filiação, nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão (Ex: Carteira de Identidade e CNH).
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF).
  • Comprovante de residência com CEP.
  • Comprovação obrigatória do estado civil por meio de Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado). Caso seja divorciado, separado ou viúvo, é necessário apresentar a averbação.
  • Foto 3×4 com fundo branco, com ou sem data, colorida e recente, que identifique plenamente o solicitante (no caso de emissão de CTPS manual).

Documentos necessários para a 2ª VIA

  • Documento oficial de identificação civil que contenha: nome do interessado, data, município e estado de nascimento, filiação, nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão (Ex: Carteira de Identidade e CNH);
  • CPF;
  • Comprovante de residência com CEP;
  • Comprovação obrigatória do estado civil por meio de Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado). Caso seja divorciado, separado ou viúvo, é necessário apresentar a averbação;
  • Documento que comprove o número da via anterior;
  • Boletim de ocorrência (nos casos de 2ª via por furto, roubo, perda ou extravio);
  • CTPS inutilizada/danificada (nos casos de 2ª via por inutilização).

Baixar Carteira de Trabalho Digital no celular

Quem tem um smartphone já pode ter sua Carteira de Trabalho Digital, para isso basta baixar o app na sua loja online favorita.

O download é gratuito, quem usa celular Android deve baixar na Google Play, já os usuários de iPhone, podem baixar o aplicativo pela Apple Store.

O aplicativo da CTPS existe desde 2017, contudo ele não substituía o documento físico. A partir de agora, a CTPS em meio físico não é mais necessária para a contratação na grande maioria dos casos. Para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações antes realizadas no documento físico.

E quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, basta usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

*Com informações do Ministério do Trabalho.

5 coisas sobre o seguro desemprego que você precisa saber
Com a chegada do novo coronavírus, podemos perceber que novas ferramentas de tecnologia estão se inovando par nos ajudar e proporcionar facilidade de acesso via aplicativos, a...
Estereótipos de geração atrapalham no trabalho?
Em um local de trabalho multigeracional somos mais parecidos do que diferentes, a psicóloga social Leah Georges relata sobre isso em uma palestra TED de abril de 2018. ...
Arquitetura urbana ou fuga da civilização, a busca por paisagens inspiradoras
Os centros urbanos cada vez mais estão deixando as casas de lado e apostando em prédios para que haja mais espaço para as pessoas habitarem as grandes metrópoles. Esse...
Yves Behar conta como criar objetos que contam histórias
Por trás de todo objeto há uma história, a história da bola nos leva à época da Pré-História por exemplo. Mas o designer Yves Behar recria objetos para se tornarem ainda...
Pesquisa revela futuro das profissões
Desde que somos crianças, sempre nos fazem uma pergunta que muda muito conforme vamos crescendo: O que você quer ser quando...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...