buscar
´

Tudo sobre comércio exterior – curso e profissão

Uma das carreiras mais rentáveis e desejadas hoje em dia está relacionada com o Comércio Exterior. Mas quais são as atribuições que um profissional precisa ter para atuar nessa área? Mais ainda, o que a pessoa realmente faz nesse ramo de atividade? Procuraremos responder algumas dessas questões a seguir.

Trabalho
10 meses atrás
Tudo sobre comércio exterior – curso e profissão

O que é Comércio Exterior?

O Comércio Exterior é a atividade de venda e compra de bens ou serviços realizados entre um país e outro. Quando um país vende determinada mercadoria a outra nação chamamos essa operação de exportação, pois o produto está saindo do território. Quando, porém, o país está comprando, a operação recebe o nome de importação, pois o

produto está sendo introduzido no interior do território nacional.

A cada ano é feita a subtração do valor que o país exportou pelo valor da mercadoria importada. Quando o resultado é positivo, ou seja, quando o país ganhou com suas vendas mais do que gastou com as compras, chamamos de superávit. Pelo contrário, quando o resultado dessa conta é negativo dizemos que houve um déficit.

Quais cursos permitem atuar no Comércio Exterior?

Evidentemente, atuar na área do Comércio Exterior não é nada fácil. São diversos fatores que precisam ser cuidadosamente analisados, como as respectivas legislações de cada uma das partes negociantes, a valorização ou desvalorização da moeda, o mercado futuro, e muitos outros aspectos.

Por isso é necessário um conhecimento muito específico em alguma das áreas do Comércio Exterior para ter uma carreira de sucesso. Alguns cursos apresentam os requisitos necessários. Eis alguns deles: Administração, Economia seguido de uma pós-graduação, curso superior tecnológico em Comércio Exterior.

A grade curricular básica desses cursos, quando voltados para o Comércio Exterior, deverá apresentar:

  • Língua Estrangeira
  • Sistemática de Comércio Exterior
  • Matemática
  • Teoria Econômica
  • Contabilidade
  • Direito Privado e Público
  • Direito Comercial
  • Direito Internacional
  • Pesquisa Operacional

Quais as áreas de atuação no Comércio Exterior?

As relações que envolvem duas ou mais nações sempre são bastante complexas. Devem ser analisados inúmeros aspectos antes de realizar um acordo comercial com outro país, sejam esses aspectos de âmbito cultural, econômico, legal ou logístico, qualquer erro pode ser um verdadeiro desastre.

Por causa disso, como é fácil imaginar, são muitas as áreas de atuação no Comércio Exterior, e devem existir profissionais especializados nas diversas áreas, um dos motivos pelos quais a carreira é tão difícil e também com ótima remuneração.

Eis algumas áreas principais:

  • Contratos
  • Controle do fluxo de embarque e desembarque de produtos
  • Despacho e legislação aduaneira
  • Exportação
  • Importação
  • Logística internacional
  • Negociação e execução de operações legais
  • Transações cambiais

O profissional que dominar os conhecimentos da área poderá trabalhar em indústrias, comércio, instituições financeiras, ou ainda ocupar cargos públicos em secretarias municipais e estaduais, ministérios e órgãos federais.

Quais são os conhecimentos mais importantes para trabalhar no Comércio Exterior?

Ao contrário da atuação no âmbito das Relações Internacionais, o Comércio Exterior não lida com o aspecto social ou diplomático entre as nações, mas apenas com as questões práticas relacionadas à transação comercial.

Nesse sentido, quem almeja trabalhar no Comércio Exterior deve dominar os conhecimentos de Direito e Legislação específicos, Economia e Matemática. Sem essas ferramentas é impossível realizar um trabalho realmente eficaz.

Outro quesito indispensável para se destacar na área é aprender outros idiomas, não poderia ser diferente. Como se relacionar com pessoas de outros países sem saber o idioma que elas falam, sem entender o que estiver nos contratos e negociações? Não faz sentido não dominar muito bem o inglês e, de preferência, também o espanhol.

Algumas instituições que oferecem curso de Comércio Exterior

Quando se trata de investimento de tempo e dinheiro, é bom fazer uma escolha acertada, e muitas vezes na hora de escolher uma instituição de ensino a pessoa pode ficar na dúvida de qual é a melhor, ou qual cabe no bolso.

Em teoria, se a instituição for reconhecida e aprovada pelo MEC, o seu curso tem tudo para ser um sucesso. Mas não se aventure em instituições que ainda não contam com tal reconhecimento, e que fazem a promessa de que essa aprovação “está em andamento”.

Separamos algumas que oferecem o curso de Comércio Exterior e que já contam com o reconhecimento do MEC e que são conhecidas entre as instituições ensino:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA)
5 coisas sobre o seguro desemprego que você precisa saber
Com a chegada do novo coronavírus, podemos perceber que novas ferramentas de tecnologia estão se inovando par nos ajudar e proporcionar facilidade de acesso via aplicativos, a...
Estereótipos de geração atrapalham no trabalho?
Em um local de trabalho multigeracional somos mais parecidos do que diferentes, a psicóloga social Leah Georges relata sobre isso em uma palestra TED de abril de 2018. ...
Arquitetura urbana ou fuga da civilização, a busca por paisagens inspiradoras
Os centros urbanos cada vez mais estão deixando as casas de lado e apostando em prédios para que haja mais espaço para as pessoas habitarem as grandes metrópoles. Esse...
Yves Behar conta como criar objetos que contam histórias
Por trás de todo objeto há uma história, a história da bola nos leva à época da Pré-História por exemplo. Mas o designer Yves Behar recria objetos para se tornarem ainda...
Pesquisa revela futuro das profissões
Desde que somos crianças, sempre nos fazem uma pergunta que muda muito conforme vamos crescendo: O que você quer ser quando...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...