buscar
´

Vagas de emprego cuidador de idosos crescem no país

Uma nova oportunidade de emprego tem se destacado no Brasil, a função de cuidar de idosos. Assim como cada vez fica mais difícil da família cuidar das crianças em casa, o que leva aos pais recorrerem às creches ou babás, o mesmo tem ocorrido com os idosos que também necessitam de cuidados especiais.

Trabalho
1 ano atrás
Vagas de emprego cuidador de idosos crescem no país

Vagas de emprego

Com o aumento do envelhecimento populacional e a redução do tamanho das famílias, a profissão de cuidador de idosos é a função que tem mais crescido no Brasil na última década.

Em 2017, a pesquisa feita pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), com base nos dados do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), apontou um crescimento de profissionais na ocupação de cuidador de idoso de 547% em relação ao ano de 2007.

De acordo com o economista chefe do CNC, Fábio Bentes, este índice deve ser ainda maior, uma vez que a pesquisa só considerou os profissionais registrados em carteira e estatutários. Bentes explica que a razão deste crescimento vertiginoso tem relação com a área da saúde, que costuma ser a última a ser sacrificada pelas famílias mesmo em época de crise.

Uma profissão sem regulamentação

Embora a função do cuidador de idosos esteja em alta não existe uma regulamentação para tal ocupação, que ainda não é considerada uma profissão.

Aliás, este é outro fator que também tem contribuído para a proliferação de novos trabalhadores que procuram melhores oportunidades no mercado.

Por outro lado, o fato de não haver critérios oficiais aprovados para a seleção de cuidador traz a consequência do risco dos maus cuidados e maus tratos que os idosos podem sofrer.

O cuidador de idosos

Enquanto os projetos de regulamentação transitam na Câmara, os requisitos e atribuições para o controle de quem cuida de idosos são os estabelecidos pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações):

  • Ser maior de idade
  • Ter curso livre na área entre 80 e 160 horas
  • Demonstrar ser paciente e possuir empatia
  • Acompanhar em passeios
  • Cuidar da pessoa
  • Cuidar da saúde
  • Cuidar do ambiente
  • Cuidar da alimentação
  • Promover o bem estar
  • Incentivar a cultura e educação

Em geral, as mulheres são mais propensas para a função de cuidar de idoso, mesmo porque o instinto materno contribui bastante.

Se você desejar investir nesta carreira faça uma auto avaliação para saber se é uma pessoa paciente, calma e vigilante. Tenha em mente que a rotina traz responsabilidades penosas e nem sempre será agradável executar certos cuidados, como a higiene íntima.

O que faz o cuidador de idosos?

Trata da função de zelar pelos cuidados de um idoso, que envolvem tarefas como a higiene pessoal, controle de medicação, alimentação e o bem estar em geral.

Como é natural das idades avançadas, alguns cuidados são similares ao de um recém-nascido: troca de fraldas, banho, levar para dormir, entre outros cuidados que exigem especial atenção.

A rotina pode implicar até numa diária completa, o que é atrativo por oferecer uma remuneração maior. Tudo vai depender do acordo feito com os familiares e as necessidades específicas do idoso.

Limites para o cuidador de idosos

É ocupação muito gratificante ajudar um ser humano que precisa de cuidados e que nos recorda que cedo ou tarde todos nós precisaremos também.

Idosos
Idosos

Mas não é apenas de boa vontade que exige a função de cuidador de idosos. Para saber como agir com uma conduta adequada e ética, é recomendável fazer uma especialização na área ou possuir algum certificado que complemente a função, como é o caso de enfermaria.

Aliás, algo útil inclusive para dar mais credibilidade na hora de concorrer para seleção de uma vaga.

É preciso tomar a atenção de que cuidar não significa assumir todas as funções do idoso, o que seria em realidade infantilizá-lo. Ao contrário, o cuidador deve estimular a independência do idoso, ao mesmo tempo estar disponível para auxiliá-lo em sua rotina diária e ter muita atenção para o mesmo não sofrer quedas.

Prevenções

Idosos
Idosos

Infelizmente, a mídia tem noticiado muitos casos de abusos de cuidadores aos idosos. Chegando ao ponto de ocorrer até espancamentos e negligências graves no acompanhamento.

Portanto, para as famílias que procuram um cuidador de idosos é indicado fazer a seleção através de um profissional de testes psicotécnicos, que pode revelar o perfil adequado para tal função.

Também é conveniente instalar câmeras para monitorar o trabalho do cuidador de idoso e assim mesmo estando longe conseguir acompanhar como seu familiar está sendo cuidado.

Estereótipos de geração atrapalham no trabalho?
Em um local de trabalho multigeracional somos mais parecidos do que diferentes, a psicóloga social Leah Georges relata sobre isso em uma palestra TED de abril de 2018. ...
Arquitetura urbana ou fuga da civilização, a busca por paisagens inspiradoras
Os centros urbanos cada vez mais estão deixando as casas de lado e apostando em prédios para que haja mais espaço para as pessoas habitarem as grandes metrópoles. Esse...
Yves Behar conta como criar objetos que contam histórias
Por trás de todo objeto há uma história, a história da bola nos leva à época da Pré-História por exemplo. Mas o designer Yves Behar recria objetos para se tornarem ainda...
Pesquisa revela futuro das profissões
Desde que somos crianças, sempre nos fazem uma pergunta que muda muito conforme vamos crescendo: O que você quer ser quando...
Você é o dono da sua própria carreira
Independente da área escolhida, cada um deve cuidar da sua própria carreira traçando seus objetivos e dedicando-se dia após dia para concretizá-los. No início, o que vai...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...